Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

deuses hindus



Os hindus tem MUITOS, muitos, muitos  deuses, dizem que mais de 330.000.000, mas, tirando Brahman, que é o absoluto, e estranhamente, não tem representações e  tem apenas um templo em seu nome em toda a India, ele é como Deus para nós; 

os deuses mais importantes formam uma trindade:

Brahma, Shiva e Vishnu... 

BRAHMA o deus criador; 

Brahma,  considerado outrora o maior dos deuses porque colocava o universo em movimento, decresceu de importância com a ascensão de Shiva e Vishnu.
 Aparece de manto branco montando um ganso.
 Possui quatro cabeças das quais nasceram os Vedas, que ele leva nas mãos junto com um cetro e vários outros símbolos. 
É o Pai Celestial, criador dos céus e da terra.

Veja algumas características dele abaixo:


Shiva o deus destruidor;
Shiva, um dos  deuses mais poderosos do hinduísmo. 
Apresenta-se de várias formas: o extremado asceta, o matador de demônios envolvido por serpentes e com uma coroa de crânios na cabeça, o senhor da criação a dançar num círculo de fogo ou o símbolo masculino da fertilidade. Mais que os outros deuses é uma mistura de cultos, mitos e deuses que vêem desde a pré-história da Índia. 
É a representação do Espírito Santo no hinduísmo.

Veja as características dele abaixo


E Vishnu o deus transformador; 
Vishnu, é para muitos hindus o deus universal. 
Traz em geral quatro símbolos: um disco, um búzio, uma maçã e uma flor de lótus. 
Sempre que a humanidade precisa de ajuda, esse deus benévolo aparece na Terra como um avatar ou reencarnação.
 É o equivalente hindu do Cristo Cósmico.

Veja abaixo as características dele abaixo:

e suas respectivas consortes 
Sarasvati, Parvati e Lakshmi.



 Saraswati a  consorte  de Brahma;

Sarasvati é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música e a shákti, que significa ao mesmo tempo poder e esposa, de Brahma, o criador do mundo. 
Ela é representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar [1] (um instrumento musical).
Ela é a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral.
 Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência. Seus símbolos são um Cisne e um Lótus Branco.


 Parvati a consorte de Shiva;
Parvati era a filha das montanhas do Himalaia e irmã do rio Ganges.
Com amor, afastou Shiva de seu ascetismo. 
Representa a unidade de deus e deusa, do homem e da mulher.
 É nossa Divina Mãe Kundalini, amorosa senhora que é desdobramento do Divino Espírito Santo dentro de nós.




E Lakshmi a consorte de Vishuna a deusa da prosperidade;

Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakshmi" é derivado da palavra em sânscrito Laksya, que significa 'fim' ou 'meta', e ela é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual. 
Ela é a deusa do lar da maioria das famílias hindus. 
Lakshmi é representada por uma mulher bonita de pele dourada, com quatro mãos, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus desabrochada e segurando um botão de lótus - que representa a beleza, pureza e fertilidade.




Além de outros também BEM conhecidos...

O
Ganesha, o queridinho de todos e que não pode faltar em nenhuma casa ou comércio..
Mas o mais amado por todos os indianos é sem dúvida o Ganesha, o deus com cabeça de elefante. filho de Shiva ,  é talvez o deus mais popular.
 Sábio, ponderado e bem versado nas escrituras, é invocado pelos crentes antes de qualquer empreendimento para assegurar seu êxito. 
É a Sabedoria divina que a todos guia e dá liberdade, prosperidade e triunfo.





Hanuman, o deus-macaco, é intitulado Chiranjeevi (de vida eterna). Ele é forte, valoroso e possui vários poderes e habilidades. 
Ao mesmo tempo, ele é sábio e um grande iogue (praticante da yoga). Possuía um único pensamento: servir a seu senhor Rama com extrema devoção e humildade. Ele é conhecido por vários nomes: Hanuman, Anumandhayya, Aanjaneyalu, Anjaneya (por ser o filho de Anjana), Maruthi (filho de Vaayu - no Maharashtra), Anumandhan, Vaayunandhan, Kesarinandhanan, Aadhitasishyan e Siriya Thiruvadi (por ter sido o servo de Rama).

Krishna é um dos principais nomes de Deus e significa “o todo atraente”.o nome Krishna tem uma conotação muito especial, pois refere-se ao aspecto mais atraente, íntimo e completo de Deus.
Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas.  Ele é dotado de seis opulências, todas ao grau infinito: beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renúncia. Ele sabe tudo que aconteceu, tudo que está acontecendo e tudo que vai acontecer. Ele é infinitamente misericordioso. Ele é o beneficiário de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses e o benfeitor e bem-querente de todas as entidades viva

Rama é considerado um dos avatares do deus Vishnu.
 A ele é dedicado opoema sagrado Ramaiana que juntamente com o Maabárata compôem as mais respeitadas narrativas históricas (Itihasas) da culturavédica.
É o símbolo do grande homem, o perfeito filho, o perfeito marido, irmão, amigo e governante. Sua saga está descrita na epopéia literário-religiosa do Ramáiana, onde é relatado com detalhes seu casamento com Sita, e sua luta contra o demônio Ravana, o mais terrível demônio do mundo. 

As imagens com as informações dos significados de cada elemento recebi do Professor Gerson D'Addio

Nenhum comentário:

Postar um comentário