Patanjali é considerado para o yoga assim como o Freud para a psicanálise,
ou seja, cria conceitos, que viram a própria definição.
Nós sabemos Patanjali foi o precursor do yoga e
quando ele escreveu seus sutras, que quer dizer, costurar, fio, (ordem). Alguns traduzem também para aforismo; que significa sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral;texto curto e sucinto, reflexão de natureza prática ou moral.Os Sutras de Patanjali, são uma leitura obrigatória para qualquer um que queira estudar um pouco sobre yoga...
Patanjali dividiu o yoga em 8 partes, yoga Darsana, o astangayoga:
1)Yama
2) Niyama
3) Asana
4) Pranayama
5) Pratyahara
6)Dharana
7)Dhyana
8) Samadhi
Para Patanjali "Yoga é a contensão dos turbilhões da mente".
"Yoga citta vritti niradhan"
Ele quem fez o 1o registro, sobre yoga.Antes disso os ensinamentos passavam oralmente de geração a geração.
O Asana segundo Patanjali:
O que?
Estável ( estabilidade/fisico)firme e confortável (conforto/psiquico (46)
Como?
Com relaxamento do esforço e concentração, encontro com o que é finito. (47)
Para que?
Não haja perturbações dos opostos, ou melhor não ser oprimido pela dualidade. (48)
Os sutras de Patanjali tem 196 frases e tem o objetivo de dar ao estudante a maneira que o yoga deve ser praticado.
Os sutras são divididos em 4 capítulos:
1o Samadhi/ 2o Sadhana/ 3o Vibhuti e 4o Kaivalyam.
1o Samadhi é um estado de felicidade onde o indivíduo é absorvido pelo Divino.
2o Sadhana é a palavra em sânscrito para prática ou disciplina.
3o Vibhuti é a palavra em sânscrito para manifestação ou poder.
e finalmente o
4o capítulo Kaivalyam, a palavra Kaivalya literalmente significa isolamento, mas do jeito que é usado nos sutras significa libertação, que é o objetivo do Yoga.
Coloquei algns dos sutras que gosto e quero dividir com você :
Sutra I 6.
As atividades da mente são 5: evidencia/inventividade/imaginação/sono e memória
Sutra I,14.
O recolhimento praticado assiduamente, com atencão e continuidade torna-se uma condição consolidada.
Sutra I, 16.
O desapego é a indiferença as qualidades materiais das coisas nas quais o espirito se revela.
Sutra I, 17.
Um conhecimento intenso surge a partir da suposição, avaliação, sensação de realidade, e percepção da própria individualidade.
Sutra I, 28.
A recitação do "OM"faz surgir o seu significado.
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