Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dicas para sua viagem á India

Roupas: O que levar ? A Índia é um país muito, muito quente, fui no Inverno e peguei até 30 graus; no norte cheguei a pegar um friozinho mas fora isso, leve roupas de verão. Realmente o ideal são roupas discretas, nada justo, que marque o corpo, nada que deixe, pernas e braços de fora, sapatos fáceis de tirar e colocar.

Barganha: Como disse meu professor, a barganha deve ser feita, mas não tanto ao ponto de ofender e nem tão pouco ao ponto de parecer que eles poderiam ter cobrado mais.

Comida: MUITO apimentada, então lembrar sempre de pedir sem pimenta, no spice, no pepper ou  "Mirchi Nahim" , caso contrário é quase impossível, para nós ocidentais comermos.
Nem sempre colorida, e as vezes com o mesmo gosto. Eles usam uma mistura de temperos que chamam de Masala, cada lugar tem sua mistura mas na verdade tem o sabor parecido.
Sempre tem pão que acompanha quase tudo, arroz para quebrar a pimenta, muita lentilha (é como o nosso feijão) muitas opções vegetarianas : )(até o Mc Donalds tem pelo menos umas 4 opções de sanduiches assim)  e sempre olhinho a base de yogurte, para apagar o fogo deixado pela pimenta.
O tchai (chá com leite) e o lassi (batida de yogurte), são gostosos e encontrados o tempo todo

Gorjeta: Sim, sim, sim, o tempo todo e para tudo, faz parte da cultura deles, para carregadores, para taxistas, para motoristas, para os guias, para um informante, para alguém que você tirou uma foto e te deu um sorriso....e por ai vai....

Segurança: 10 X 100 X 1000, X melhor que no nosso País, eu sou muito distraída, esquecia coisas, me devolviam...mexia com a carteira na rua... nem olhavam, andava por tudo com a minha cara... ou seja cara de turista, fui a favelas, ruas de comércio simplérrimas, e nem por um minuto me senti fragilizada ou ameaçada; achei o povo todo querido e educado.

Interagir: Sim, sim, sim, todos os indianos amam conversar, conhecer, bater papo e depois vender alguma coisinha se esse for o caso...hehe, mas falando sério a maioria dos indianos fala ingles, uma delícia...em quase um mes de viagem peguei somente uma pessoa (taxista) que não falava, mas sabe o que ele fez, pegou outra passageira, colocou no txi junto comigo e ela explicou tudo para ele, sim isso é normal na India : )

Esmolas: Meu professor, meu guru, meus guias, meus amigos, todos ele pedem para não dar esmola....difícil? Sim.... mas dando esmolas estamos estimulando a vagabundagem e o desemprego, então para ajudar, compre sim , tudo o que eles venderem, frutas, canetas, pulseiras e por ai vai, afinal na minha opinião eles tem mesmo o artesanato mais bonito do mundo : )

Etiqueta: O básico é : Tirar os sapatos em qualquer templo, casa, quarto, muitas lojas, alguns restaurantes, afinal nossos sapatos são sujos e por incrível que pareça os indianos odeiam sujeira...comprimentar e comer com a mão direita, sim , sempre, mesmo que vc seja canhoto, pois para eles a mão direita é limpa e a mão esquerda é suja e ponto. Usar água para se lavar, sempre, antes das refeições e depois, antes de usar o banheiro e depois. Não demonstrar afetos pelo sexo oposto em público, não encostar nem no seu marido, isso para eles é inadmissível, mas para a nossa diversão eles se tocam muito com pessoas do mesmo sexo, então é comum vermos, um homem abraçado com outro e até no colo...tsts

Internet: Boa, normal, de graça em muitos lugares e com sinal forte, em lan houses é baratíssimo.

Transporte: Bom e baratíssimo. Metrô quase não tem, mas em compensação o que tem de tuc tuc, transporte ótimo, tem em todo canto e custa menos de U$1.00 para 10 kilometros rodados. O taxi tb é muito barato, a bandeirada custa 19 rúpias ( sendo que 10 rúpias é igual a 0,40 centavos de real) , até para nós que ganhamos em real e não em dólar ou euro o transporte na India é muito barato.

Compras: M A R A V I L H O S A S , sim esta é a palavra, principalmente se vc gosta de cor, arte, artesanato, yoga, hinduismo, seda, algodão e preços baixos : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário