Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ashtanga

Sim, ela pratica...

Minha querida irmã, faz aniversário hoje e resolvi fazer este post em sua homenagem, mulher linda corajosa e especial que  após 20 anos de me ouvir falar em yoga e todos os seus benefícios resolveu experimentar;

Ela sempre fez ballet, ginástica e todos os tipos de esporte e sempre foi muito boa em tudo...

Procurou um local perto da sua casa e encontrou uma academia com aulas de Yoga e começou a frequentar; ela leva muito a sério ficando muito triste quando não consegue ir a aula o que quase nunca acontece....

Cada vez que a encontro  adoro ver sua melhora física e toda a  sua empolgação; ela me conta das posturas e da dificuldade das práticas...

Aí somente com as descrições dela desconfiei que a prática dela é 
Ashtanga...

E fui pesquisar um pouco sobre essa técnica: 

As sequencias dos suryas são exatamente as que praticamos em Hatha yoga e as posturas das outras sequencias também são quase todas conhecidas nossas; o que muda é a fluidez e a intensidade da prática.

A prática de Ashtanga exige altíssimo nível de consciencia corporal, além de muita força; e na minha opinião, anos de prática, sendo  difícil para alunos iniciantes.

Mas ao mesmo tempo a prática de Ashtanga segue suas 8 sequencias e costuma ser sempre assim, mas no caso dela parece que o professor mistura com Hatha e dá uma variada...

Ashtanga, em sânscrito (língua antiga da Índia), quer dizer “oito passos” e refere-se especificamente aos “Oito Passos”  delineados pelo sábio Patanjali.

Leia a matéria abaixo e confira:   

Ashtanga Vinyasa Yoga é um sistema de yoga que tem a sua origem no antigo manuscrito Yoga Korunta, compilado pelo sábio Vamana Rishi.

O manuscrito é conhecido por conter séries agrupadas de asanas e de ensinamentos e técnicas corporais sovre vinyasadrishtibandhasmudras, e outros ensinamentos.

Sua forma atual foi desenvolvida na Mysore Palace em MysoreÍndia, e é frequentemente atribuída à Sri K. Pattabhi Jois.

Todas as séries já são estabelecidas e não mudam suas ordens; mas mesmo assim as séries podem ser adaptadas a critério do praticante. São ao todo seis séries oficiais. 
No Brasil geralmente as aulas e workshops trabalham com as duas primeiras.



Vinyasa, ou respiração sincronizada com movimentos, consiste em realizar os asanas e as transições entre asanas ligando as inspirações e expirações respiratórias a um determinado movimento. 

O objetivo do vinyasa é criar calor no corpo através da respiração.
 Com o calor, os fluidos corporais se tornam menos viscosos, melhoram circulação e a eliminação de substâncias nocivas à saúde. 

Durante a prática de asanas, os líquidos sinoviais nas articulações se tornam mais líquidos, ampliando a capacidade articular gradualmente.
Os músculos e tendões se se acomodam melhor em suas posições devido à frequente utilização de força e alongamentos.
A prática de asanas junto com as técnicas respiratórias, como os bandhas, expandem a capacidade inspiratória e expiratória, fortalecendo e alongando também os músculos intercostais.

Antes de iniciar a prática, realizam-se as Saudações ao Sol ou Surya namaskar A e B



Sequencias Ashtanga  vinyasa Suryas A & B









Surya Namaskara A

सूर्य नमस्कार

Sūrya Namaskāra

Sun Salutation


























Esta é a sequência de abertura. Em seguida realizam-se os asanas fundamentais.5 As seqüências seguintes compõem os asanas das séries propriamente ditas. São a série primária 6 a série intermediária 7 a série avançada A,8 a série avançada B9 e as séries avançadas C e D. Ao final da série praticada, realizam-se as posturas finais.10 

iogue então pratica a seqüência Primária, Intermediária ou Avançada A, B, C ou D, dependendo do seu nível de perícia.

A seqüência é:
  • Surya namaskar A 4
  • Surya namaskar B 4
  • Fundamentais 5
  • Série primária 6
  • Série intermediária 7
  • Série avançada A 8
  • Série avançada B 9
  • Série avançada C
  • Série avançada D
  • Finais 10
Segue abaixo um  vídeo do You tube que assisti, pratiquei, gostei e acho que você vai gostar também : 




Mas o mais importante disso é que novamente vi que não importa qual prática você escolha ou prefira; o importante é você praticar com amor e dedicação.
Como minha irmã está fazendo ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário