Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Posturas INVERTIDAS, por que?

Porque gostamos tanto das posturas invertidas?


Durante minhas aulas e mesmo durante a minha prática percebo como todos gostam da "hora" da postura invertida, (lembrando que são as posturas onde a sua cabeça fica abaixo da posição do seu coração) alguns não vêem a hora dela chegar....costumam ter sua própria sequencia e sempre tem a sua preferida...nas minhas aulas eu procuro colocá-las no último 1/3 da aula, antes do pranayama e do relaxamento final.

Hoje em dia temos tantas informações com tanta facilidade que está se perdendo boa parte das informações mais importantes e essenciais para uma prática saudável. 

Devemos sempre lembrar que praticar as posturas invertidas podem ser perigosas, principalmente quando se considera o yoga como um sistema terapêutico, o que ele não é. 

   
       
O yoga é feito para quem está em boa saúde e busca a integração de todos os componentes do seu ser.


      


       As posturas invertidas também podem ser feitas com a ajuda de kurunthas, cadeiras, faixas...

     


As posturas invertidas podem, como efeito colateral, dar ainda mais gás à sua vida cotidiana se forem praticadas com bom senso e perfeita atenção.
    
Antes de falar dos benefícios, essas posturas onde a cabeça está mais baixa do que o coração não podem ser praticadas por pessoas com:

As Advertências são:
  • problemas nos ouvidos
  • e com a esfera: nariz/ouvidos/olhos
  • fraqueza do coração (arritmia, palpitações, doenças cardíacas)
  • resfriados e congestão das vias nasais
  • glaucoma, infecção dos olhos, catarata
  • pressão sanguínea elevada ou pressão nos olhos elevada


Porém, com bom senso e com uma prática gradativa, pode-se diminuir os limites aos poucos e em um belo dia sentir que a saúde está bem melhor e que permite a prática completa das posturas invertidas.

Como introdução, posso já lhe dizer que a prática das posturas invertidas pode ter efeitos múltiplos.

Apesar dos efeitos positivos sobre o corpo físico que foram comprovados por milhares de estudos, o yoga é um método de criação de vínculo ao ser profundo, que segundo a sua filosofia está por detrás da existência material. 
Não se pode praticar yoga sem ter na mente esse princípio básico.

As benfeitorias das POSTURAS INVERTIDAS são:


  • promover boa circulação do sangue, 
  • acalmar os nervos ao estimular o sistema nervoso parassimpático, 
  • diminuir a depressão 
  • diminuir os sintomas de ansiedade, 
  • melhorar a fadiga e 
  • melhorar a função imunológica. 


Em geral, asanas que posicionam a cabeça abaixo do coração ou os pés acima do coração trazem harmonia para o corpo e para a alma e deveriam ser considerados componentes cruciais de qualquer prática de Yoga.

O corpo humano recebe as forças que vem do cosmos pela parte superior do corpo e as forças terrestres pela parte inferior do corpo e os pés.

Quando essas forças não estão balanceadas gera distúrbios físicos, como mentais ou psíquicos. Essas duas forças são simbolizadas no yoga como sendo forças lunar e solar que circulam dentro de circuitos chamados Nadis, Ida e Pingala. No momento em que se atinge o equilíbrio perfeito dessas forças, a corrente prânica circula dentro da coluna vertebral pelo sushumna nadi. 
Essa força percorre o ser humano e promove saúde em todos os níveis de existência.

Uma postura de yoga é uma figura desenhada pelo corpo na qual o "proprietário" possa ficar imóvel, com a mente controlada, a respiração vigiada e com conforto. 

Não tem nada a ver com a ginástica, é uma manutenção precisa e silenciosa na profundidade de sua intimidade, em estado de consciência diferente que permite uma conversa com cada órgão, cada célula e com a inteligência embutida no ser humano, gerando o seu despertar e facilitando o acesso ao seu ser profundo.

As posturas invertidas produzem um apaziguamento da mente hiper estressada pelas solicitações contínuas de um mundo acelerado. 
Quando se sente cansado, nervoso, deprimido, e que se perde a capacidade de concentração, essas posturas deveriam ser praticadas.
Praticando regularmente, melhora o controle sobre as emoções e permite que a meditação seja mais proveitosa. 
O yoga afirma que o ser humano possui potencialidades latentes que precisam ser despertadas. 

As posturas invertidas podem ser de grande auxílio para o despertar de um conhecimento mais intuitivo do mundo.

Durante as posturas invertidas, o cérebro recebe mais fluxo sanguíneo ajudado pela força da gravidade. Os capilares sendo elásticos dilatam-se ou contraem-se devido à pressão sanguínea. Todas as partes do cérebro recebem um fluxo mais intenso, o que rejuvenesce as células cerebrais e permite uma grande "lavagem" das toxinas (já que a massa cerebral não possui um sistema linfático para eliminar as toxinas e sim, mini-tubos paralelos aos vasos...). 
Isso gera uma melhoria geral da saúde física e mental.

O coração fornece um trabalho extraordinário dia e noite. 300 litros de sangue propulsados pelo coração na rede vascular por hora. Tudo que pode "dar um tempo" para esse órgão é bem-vindo.

Invertendo a posição do corpo, o sangue pode fluir melhor e ao mesmo tempo o sangue venoso que estava nas pernas, nas regiões inferiores do corpo, e direcionado mais rapidamente para os pulmões onde ele será purificado e oxigenado.

Quem pratica uma atividade física regular terá menos problemas, já que as contrações musculares e o trabalho do diafragma auxiliam o coração. 

Porém, para quem está mais sedentário, o acumulo de toxinas é o fator principal do envelhecimento geral.

Durante as posturas invertidas, o coração bate mais lentamente. 
Ele pode assim descansar. Mesmo que a pressão arterial esteja subindo nas regiões superiores do corpo, ela baixa depois da postura, já que os vasos são mais elásticos e liberados, o que também gera um descanso do coração e das artérias.

Aqui estão algumas das posturas invertidas Sirsasana, Viparita Karani, Sarvangasana, Kapalasana


Sirsasana

Viparita Karani

Sarvangásana

Kapalasana

Halasana

Adho muka Svanasana com uma perna levantada

  Sirsasana com uma perna dobrada

 Ardha Kapalasana

Halasana com mãos nos pés

Nenhum comentário:

Postar um comentário