Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mudras e Hatha Yoga

O que são MUDRĀS?  

Mudras são gestos das nossas mãos ou do nosso corpo.



Quando fazemos um  Mudrā, em Haṭha Yoga, significa que vamos  trabalhar as conexões neuro-musculares, que aumentam as secreções das glândulas endócrinas ou exócrinas. 
Comumente emprega-se pressão suficiente para manter a posição do Mudrā, de modo que, involuntariamente, os músculos são chamados a trabalhar, estimulando cadeias de nervos situados ao longo das cadeias desses mesmos nervos involuntários.


Normalmente NAS PRÁTICAS MAIS SIMPLES DE HATHA YOGA, já fazemos alguns mudras: 
  • Jñana mudra:  Muito usado em todas as práticas no yoga,  é um gesto utilizado para manter o prana circulando no corpo, evitando que ele se dissipe completamente. Indicador e polegar unidos e outros dedos unidos e sem tensão. Ele ajuda na concentração.Quando vamos meditar ou praticar um pranayama colocamos as mãos sobre os joelhos, pontas do indicador e do polegar unidas, os outros dedos alongados.
Resultado de imagem para jnanamudra

  • Pranam mudra: mãos em prece, palmas juntas e dedos apontados para cima, é um gesto de saudação e representa um selo/gesto de cumprimento. 



  • Viparīta Karaṇi Mudrā – Viparīta significa “virado de pernas para o ar” e qualquer postura como a Sarvagāsana (pouso nos ombros) ou Shirsāsana (pouso na cabeça) podem corretamente ser chamadas de Viparīta. 

Mudrā Viparīta Karaṇi é reservado para a postura de pouso nos ombros, onde o peso do corpo é mantido pelas mãos, que sustentam o “Cinturão pélvico”.





Na ação completa as pernas são inclinadas para trás, numa posição rígida, para estimular as secreções do pâncreas, na área abdominal.

YOGA MUDRĀ, O Gesto da União – Esse Mudrā é feito na pose de Lótus, Padmāsana. 





Há um grande número de versões sobre a posição das mãos nesse Mudrā. 

Numa as mãos são cruzadas na altura dos pulsos e colocadas sobre a sola dos pés. 
Numa segunda, as mãos são simplesmente colocadas com as palmas para baixo, sobre as solas dos pés. 
Numa terceira, uma mão agarra o pulso da outra, atrás das costas. 
Numa quarta, as mãos são colocadas juntas, dedos virados para cima, no meio das costas, numa posição chamada Haṁsa Mudrā. 



Resultado de imagem para yoga mudra pose

Em todas, a cabeça inclina-se em direção ao solo; faz-se a respiração baixa no Sūkṣma Prāṇāyāma até atingir a quietude da união psicofísica.

Nas mais elevadas  práticas do Yoga, o Adhyta Yoga, o Mudrā torna-se um gesto psico-mental, controlando as mesmas funções que os Mudrās do Haṭha Yoga. 
Primeiramente, é necessário aprender os Mudrās físicos, para depois atingir controles superiores.

Seguem abaixo alguns exemplos de Mudras feitos em práticas de yoga.

PASHINI MUDRĀ, o Gesto do Laço – É uma postura complicada de Haṭha Yoga. As pernas se cruzam atrás da cabeça, enquanto o corpo se reclina para frente. Estimula toda a área da espinha dorsal, em conjunto com os chakras. 
É também conhecida como YOGA NIDRĀ MUDRĀ.



ŚAKTI CHALANA MUDRĀ, o Gesto da Śakti em Movimento.
É uma postura sentada, onde os pés estão em Guptāsana (a postura escondida) com um calcanhar contra o Nadiyoni e outro contra a raiz bulbosa do pênis.
ŚAKTA CHALANI MUDRĀ, o Gesto para Enviar Śakti a Śakta – Esse Mudrā é executado na posição de Śakti Chalana Mudrā. É também conhecido como AMAROLI MUDRĀ. Implica no kumbhaka (retenção do ar) por 64 segundos; daí, segue-se a Śūnyaka, expiração que dura 32 segundos. 
Depois, executa-se a rápida ação do Nauli Kriyā (bombeamento) 55 vezes sem a necessidade de respirar.


Resultado de imagem para yoga asana ŚAKTI CHALANA MUDRĀ


BANDHATRAYAM MUDRĀ, a Tripla Retenção – É empregado no Prāṇāyāma e usualmente classificado como Bandha, quando há utilização do kumbhaka (retenção do ar). Em certas circunstancias, utilizam-se Mudrās, ou se torna um Mudrā, quando envia energia ao Trigranthis (triplas barreiras de nós) ao longo do  Nāḍī Suṣumnā, na espinha dorsal.

Abaixo mais alguns exemplos:  
VAJROLĪ MUDRĀ – O Vajrolī consiste de duas partes para excitar a “ação” da faísca” do plexo solar. 
Na primeira parte, na posição sentada, levantam-se ambas as pernas, mais alto que a cabeça. As mãos fazem pressão contra o solo, para que se possa atingir o mais alto possível o levantamento das pernas. Na segunda parte, seguram-se os tornozelos com as mãos e coloca-se a cabeça contra os joelhos. O equilíbrio do peso do corpo está na parte mais baixa da coluna vertebral. Há uma pressão muito forte, enquanto se executa o Bandha Trayam.

JEEVA MUDRA, a trava da lingua:Um ótimo exercício para os músculos faciais, Jeeva Mudra é conhecido por aumentar a flexibilidade, manter a pressão arterial e o tom cordas vocais.Esta forma de exercício melhorara internamente a saúde de sua tireóide e glândulas para-tireóide.



SAHAJOLI MUDRĀ, Gesto do Poder Natural – Executa em Shirshāsana (pouso na cabeça). Consiste de duas partes: na primeira parte, faz-se o Maṇḍuka Mudrā (rā): juntam-se as solas dos pés e há uma pressão muito forte enquanto se está sem ar nos pulmões. Na segunda parte, as pernas ficam entrelaçadas no Garuḍa Mudrā (pose da águia). Esticam-se as pernas para cima, enquanto se faz uma inspiração profunda.


BHUJANGINI MUDRĀ, o Gesto da Deusa Serpente – Esse Mudrā normalmente é executado na mesma posição da Bhujangāsana. Uma poderosa força dévica é libertada durantes a expulsão do ar pela boca, associando como uma cobra excitada, ao atingir-se a posição. Cura a neurastenia e negatividade, pela secreção de fluidos glandulares no cérebro.



HAṀSA MUDRĀ, o Gesto do Cisne – Nesse Mudrā colocam-se as palmas das mãos juntas, atrás das costas, como asas de um cisne. 


A mesma posição com as mãos juntas na frente do corpo chama-se NAMASKAR MUDRĀ, ou PRANAM MUDRA (Como citado acima).

Quando as mãos juntas são colocadas sobre a cabeça é ANJALI MUDRĀ.



GARUḌA MUDRĀ, o Gesto da Águia – Cruzam-se as mãos na altura do pulso, com as palmas juntas, forçando as correntes nervosas a passar de um lado do corpo para outro.


SHANMUKHI MUDRĀ, o Gesto das Seis Aberturas – É uma posição das mãos, fechando os seis orifícios da face. O Mudrā desperta sons interiores do Divino Dhun, o Shabdha Brahman. É também chamado de “gesto de observar-se por dentro”, ou PARANGMUKHI MUDRĀ, assim como SAMBHAVA MUDRĀ, que significa (gesto do equilíbrio). Também é chamado de YONI MUDRĀ, ou gesto do ventre (útero).
.


AŚVINI MUDRĀ, o Gesto do Cavalo – A finalidade é fazer uma contração anal chamada MŪLA BANDHA, nos músculos do esfíncter anal, e, rapidamente, contrair e relaxar, como a ação de defecar de um cavalo, (Aśva).


MAHĀ MUDRĀ – O Gesto Poderoso – É usado para o controle do fluxo respiratório, e, especialmente, para o controle da respiração alta, que afeta tão freqüentemente os asmáticos e outras pessoas com problemas respiratórios. 
A posição começa em Vajrāsana. 
Abaixa-se a cabeça até o chão, expirando. 
Então, levantam-se os braços bem alto, para conseguir uma respiração maior, desde as extremidades dos lobos.
Repare que o calcanhar está tocando o períneo.


Além de todos estes exemplos existem outros; quanto mais você se aprofunda no yoga , mais coisas vcê passa a conhecer e descobrir.
Namastê_/\_

Nenhum comentário:

Postar um comentário