Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

terça-feira, 25 de março de 2014

As Cores



Eu amo cores e 
acredito nelas; sei do poder que as cores tem e sei que elas fazem o nosso humor mudar;  melhorar ou piorar; as cores atuam diretamente no nosso sistema nervoso central, acalmando, energizando, revitalizando.
Então, se você souber como e onde usá-las, isso só vai fazer sua vida ainda melhor.







Cores...cores... é impossível imaginar o mundo sem cor, a nossa vida sem cor. As cores estão presentes em todos planos da emanação; do material; como vestimentas, objetos, carros, móveis,  ao sutil, como nossa aura, nossa energia e os nossos chakras, passando pelas lindas cores que temos diretamente da natureza; como o céu, o Sol, as matas, as frutas, os animais e por ai vai....todo um mundo lindamente colorido.

Mas o que nos interessa aqui é o sutil, as cores afinal podem nos ajudar muito, 
com os cristais coloridos colocados nos lugares certos, ou os ambientes com as cores de acordo com o uso que fazemos deles....saiba então um pouquinho da sua história:

Em 1877 foi realizado o primeiro estudo sobre os efeitos das cores nas nossas emoções. O vermelho, age como estimulador, e o azul, possui a ação de acalmar. Em 1878 o Dr. E.D. Babit publicou seu trabalho descrevendo o efeito terapêutico das sete cores do arco-íris, e foi o cientista indiano D.P. Ghadiali que realizou uma ampla pesquisa sobre as influências das cores no nosso organismo. 
Nos EUA, ele desenvolveu as lâmpadas coloridas para uso terapêutico.  
Ghadiali conseguiu comprovar o que ensinavam os povos egípcios, indianos e chineses em suas culturas e tratamentos com terapia alternativa. 
Hoje a cromoterapia está presente em clínicas médicas, hospitais, centros de reabilitação, centros tratamentos kardecistas e nos consultórios dos terapeutas holísticos.
E não para por aí, a cor é usada na comunicação visual, o tempo todo, como já citamos acima; nos seguimentos decorativos e nas nossas vestimentas.

Enfim tudo no mundo é C O L O R I D O.




Sabemos que as cores surgem pela incidência de luz. 
Esta luz é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico Isaac Newton. 
A Luz é príncipio básico da emanção da vida humana, orgânica.
E Deus Disse: haja luz e houve luz! Gn.1 
Para a ciência o mundo surgiu de uma explosão, de uma intensa luz, o Big Bang. Sabemos que a Luz é indispensável à vida humana, ao desenvolvimentos dos vegetais, ao processo da fotossíntese.
Sem luz, não pode haver vida. 

A cromoterapia baseia-se no uso das propriedades terapêuticas de cada cor, com intuíto de provomer o equilíbrio dos nossos corpos de energia. 
A cor age diretamente nos nossos chakras, pontos de equilíbrio e indiretamente entra no nosso organismo através  das moléculas dos vegetais e frutas que comemos.




A cromoterapia é considerada um tratamento terapêutico complementar. 
Mas cada vez mais esta sendo usada em todos os setores.

Esta tabela existente, na India, é a planta do centro de meditação Matri mandir; em Auroville. 

Cada cor com um sentimento correspondente, veja que interessante:



Vermelho = Coragem
Coral = Progresso
Amarelo Gema = Aspiração
Amarelo=Perseverança
Verde claro= Gratidão
Verde= Humildade
Azul claro= Sinceridade
Azul= Paz
Azul índigo =Igualdade
Roxo = Generosidade
Violeta = Bondade

Agora vamos aprender um pouco mais lendo sobre a 
PROPRIEDADES DAS CORES, abaixo:

VERMELHO: Vitalizador, estimulante do sistema circulatório e dos componentes do sangue. Seu excesso pode causar irritação e aumentar o nervocismo. 
Moola dhara: Chakra Básico. Áries e Escorpião.
O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. 
É altamente revigorante, energético e excitante.
O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.
O vermelho é contra-indicado para temperamentos sanguíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.



LARANJA: Descongestionante, aumenta o ânimo, a energia do libido, controla as enzimas, age nos rins  e vesícula, aparelho de reprodução. 
Swadisthana: Chakra Explênico. Leão.
O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.
Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias. 
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.


AMARELO:Estimulante do pâncreas e dos nervos periféricos, aparelho digestório, age sobre a pele e aumenta o ânimo para estudos e trabalhos intelectuais. 
Manipura : Chakra Plexo Solar. Gêmeos e Leão.
O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.
Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
O amarelo é contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.

VERDE: Efeito equilibrante, calmante, refrescante. No Egito é considerada a cor da cura pois aumenta nossa carga imunológica e a respostas inflamatórias.Trata com sistema cardíaco, circulatórios. 
Anahata: Chakra Cardíaco. Câncer e Virgem.
O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sanguínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.
Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.
O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.

AZUL CELESTE:  Possui ampla ação terapêutica, acalma, age no sistema nervoso, favorece a boa recuperação nas doenças viróticas e bacterianas, promove a redução da temperatura corporal. 
Vishudi: Chakra Laríngeo. Libra e Touro.
O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.
Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireoide, insônia, queimaduras e nervosismo.
O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

AZUL ÍNDIGO: Ação de acalmar e sedar, energiza o sistema auditivo, ocular e  o sistema nervoso. 
Agnya: Chakra Frontal. Sagitário e Libra.
O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.
O índigo não apresenta contra-indicações.

VIOLETA: Ampla ação terapêutica , de alinhamento e equilíbrio da distribuição da energia vital para todos os chakras. Promove o fortalecimento dos sistema nervoso central e periféricos. 
Sahashara: Chakra Coronário. Peixes e Aquário.
A cor violeta é  pois é a cor de limpeza do organismo, porque ela transforma a energia. Essa cor também é muito usada nos casos de vícios, ou seja, ela possui propriedades que auxiliam no tratamento de dependências químicas, físicas e psicológicas
A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante .É a cor da transmutação de energias.
Do ponto de vista psicológico , o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.
O violeta não apresenta contra-indicações




Você já reparou qe as cores dos chakras correspondem as cores do arco-iris !!



Temos ainda...
PRETO: Ação de pausa, reflexão. Ausência de Luz. Capricórnio.

BRANCO: Ação de pureza, paz. União das cores.


 É a união de todas as cores, combinação perfeita das frequências coloridas.
Indicado para energizar todo o corpo. 
Não apresenta contra-indicações.
Do ponto de vista psicológico, as cores também tem grande influência na nossa vida e mudança de estado. 
Quando uma pessoa  está mais deprimida, com algum problema pessoal, o terapeuta deve observar as reações do corpo dessa pessoa na medida em que aplica uma ou outra cor.

Bom agora que você já sabe tudo isso sobre as cores ,

 vai lá e faz a sua vida cada vez melhor _/\_

2 comentários:

  1. Amei! Explicações claras sobre as cores e seus usos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Vilma fico feliz.
    Vale lembrar que as cores dos chakras quando vistas de forma mais profunda correspondem aos elementos.
    Terra, agua, fogo, ar e éter, seguindo as cores dos mesmos.

    ResponderExcluir