Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

sexta-feira, 25 de julho de 2014

As mãos


As mãos, Do-In, reflexologia, massagem



As mãos, que grande importância tem nossas mãos, com elas fazemos tantas coisas....escrevemos, comemos, nos vestimos, fazemos gestos, mudras, elas, tem tantas terminações nervosas, e se conectam com todo nosso corpo de tal forma que quando mexemos nelas,  como nos pés, os pontos  se refletem, ou melhor repercurtem diretamente nos órgãos do corpo.

Devemos sim, tocá-las , massageá-las, trabalhar nossos dedos, para que com a idade elas não percam nem habilidades e nem movimentos.



DO-IN

A origem do Do-In está relacionada com o início da humanidade, quando um homem ao bater o pé em uma pedra e massageá-lo sentiu um alívio imediato.Desde então, percebeu-se uma relação direta entre determinados pontos distribuídos pelo corpo humano e a energia que flui entre esses.
O conhecimento desses pontos proporcionou a nossos ancestrais o desenvolvimento de uma prática auto-estimuladora, transmitida de geração em geração. Atribuiu-se ao “Imperador Amarelo”, Huang-Ti, cujo reinado data de mais de cinco mil anos atrás, ser o formulador de toda a Medicina Tradicional Chinesa.




Embora a origem da técnica seja chinesa, a palavra “Do-In” é japonesa, cujo significado é “o caminho de casa”, sendo “casa” o corpo, morada do espírito e do “Ki” (palavra em japonês) ou “Tchi” (em chinês) que significa energia da vida, sendo Yin e Yang os pólos opostos, porém complementares, que compõem esta energia. O Yin significa a noite, o frio, o feminino, o molhado, a terra, o negativo, etc. O Yang é o dia, o calor, o masculino, o seco, o céu, o positivo... Portanto, é contínua a atração que Yin exerce sobre Yang e vice-versa. Essas duas expressões do Ki devem ocorrer no organismo humano de forma harmoniosa e equilibrada, gerando saúde física, mental e emocional. 
Quando a pessoa apresenta mais energia Yin ou Yang, temos um congestionamento ao longo dos canais (meridianos) e este bloqueio caracteriza-se por uma série de sintomas sem causa aparente, desfazendo todo o equilíbrio interno, debilitando o organismo, destruindo sua imunidade e gerando um distúrbio.Um distúrbio, segundo a tradição oriental, é a desarmonia do fluxo “Ki” em alguma parte de nosso corpo. 

REFLEXOLOGIA:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKX6nxnouRJ05hN3smyf7ti0EbKc_r6pjgHFzmr3Jg0tartgYSryRfPT3vkHI14eXVRLUN5pc2HkGl43rJgUhSGPTL0m810yYLCR32K1oKUjFCZdTSRpuFjWFus31WcUYUh-VKh453DiD7/s1600/reflexo13.jpg


Aprender a ler um mapa de reflexologia da mão não é difícil, no entanto, devido ao tamanho das mãos ser muito menor do que o dos pés, o layout do mapa é mais compacto. Tal como acontece com os mapas de reflexologia podal, os gráficos da mão incluem figuras da parte superior, inferior e lateral das mãos que ilustram os pontos reflexos.
A mão esquerda corresponde ao lado esquerdo do seu corpo e a mão direita ao lado direito.

Dessa forma, através da automassagem de alguns pontos específicos do corpo humano, prevenimos e corrigimos muitos distúrbios, principalmente os que se encontram em estágios iniciais.




                                        



Montes:
13) Circulação do sangue, fígado, sistema digestivo, líquido seminal.
14) Joelhos, ossos, dentes, baço, articulações, reumatismo. 
15) Coração, sangue, vitalidade. 
16) Cérebro, braços, sistema nervoso, pulmões, brônquios. 
17) Sexo externo, músculos, tendões, bile, nariz. 
18) Estômago, peito, sistema linfático, tumores. 
19) Seios, garganta, sexo interno, urina

Falanges:
1) Cérebro, cabeça. 
2) Garganta, laringe. 
3) Braços, mãos, ombros.
4) Plexo, seios, assimilação.
5) Estômago, diafragma.
6) Ventre, intestinos.
7) Rins, espinha dorsal, nádegas
8) Sexo, vias urinárias. 
9) Coxas, cadeiras, ânus. 
10) Joelhos, curvas da perna. 
11) Pernas, tornozelos.
12) Pés, dedos dos pés.

Aprenda a fazer reflexologia nas mãos





                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário