Apaixonados por yoga

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terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Os Sutras de Patanjali


Patanjali é considerado para o yoga assim como o Freud para a psicanálise, 
ou seja, cria conceitos, que viram a própria definição.


Nós  sabemos Patanjali foi o precursor do yoga e
 quando ele escreveu seus sutras, que quer dizer, costurar, fio, (ordem). Alguns traduzem também para aforismo; que significa sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral;texto curto e sucinto,  reflexão de natureza prática ou moral.
Os Sutras de Patanjali,  são uma leitura obrigatória para qualquer um que queira estudar um pouco sobre yoga...

Patanjali   dividiu o yoga em 8 partes, yoga Darsana, o astangayoga:

1)Yama
2) Niyama
3) Asana
4) Pranayama
5) Pratyahara
6)Dharana
7)Dhyana
8) Samadhi



Para Patanjali "Yoga é a contensão dos turbilhões da mente".
"Yoga citta vritti niradhan"

Ele quem fez o 1o registro, sobre yoga.Antes disso os ensinamentos passavam oralmente de geração a geração.

O Asana segundo Patanjali:
O que?
Estável ( estabilidade/fisico)firme e confortável (conforto/psiquico (46)
Como?
Com relaxamento do esforço e concentração, encontro com o que é finito. (47)
Para que?
Não haja perturbações dos opostos, ou melhor não ser oprimido pela dualidade. (48)

Os sutras de Patanjali tem 196 frases e tem o objetivo de dar ao estudante a maneira que o yoga deve ser praticado.
Os sutras são divididos em 4 capítulos:
 1o Samadhi/ 2o Sadhana/ 3o Vibhuti e 4o Kaivalyam.

1o Samadhi é um estado de felicidade onde o indivíduo é absorvido pelo Divino.
2o Sadhana é a palavra em sânscrito para prática ou disciplina.
3o Vibhuti é a palavra em sânscrito para manifestação ou poder.
e finalmente o 
4o capítulo Kaivalyam, a palavra Kaivalya literalmente significa isolamento, mas do jeito que é usado nos sutras significa libertação, que é o objetivo do Yoga.

Coloquei algns dos sutras que gosto e quero dividir com você :

Sutra I 6. 
As atividades da mente são 5: evidencia/inventividade/imaginação/sono e memória

Sutra I,14.
O recolhimento praticado assiduamente, com atencão e continuidade torna-se uma condição consolidada.

Sutra I, 16.
O desapego é a indiferença as qualidades materiais das coisas nas quais o espirito se revela.

Sutra I, 17.
Um conhecimento intenso surge a partir da suposição, avaliação, sensação de realidade,  e percepção da própria individualidade.

Sutra I, 28.
A recitação do "OM"faz surgir o seu significado.



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                                    _/\_



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