Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

sábado, 29 de março de 2014

Alguns Asanas com nomes de animais

Como já estamos cansados de saber o yoga veio da India e este País tão incrível e lindo com tantas tradições milenares e tanta sabedoria usa sua religião, sua cultura e  seus hábitos para colocar os nomes nas posturas de yoga.
Por isso temos várias posturas (asanas) com nomes de animais; e reparem que são de animais que existem por lá,  na India ; )


Abaixo seguem alguns exemplos de ásanas; 
veja qual deles você sabe fazer!!

*Garudasana/postura da águia 
Gomukasana/postura da cabeça de vaca
* Kakasana/postura do Corvo 
* Ustrasana/postura do Camelo 
*Bujanghasana/postura da serpente
* Simhasana/Postura do Leão
*Adho Mukha Svanasana/Postura do Cachorro de cabeça para baixo 
* Kurmasana/Postura da Tartaruga 
* Vrschikásana/Postura do Escorpião
*Salabasana/Postura do Gafanhoto
*Marjaryasana/Postura do Gato/
*Makarasana/Postura do Crocodilo/
*Matsyasana/Postura do Peixe,  
Hanumasana/Postura do deus Macaco, 
Balalinganasana/Garça 
Vrishasana /Postura do Touro, 
Asvankalanasana/Postura do Cavalo em movimento, 
Badrasana/Postura da Borboleta, 
Mandukasana/Postura da Rã
Kukutásana/Postura do Galo
Mayurasana/ Postura do Pavão... 

O que é Naked Yoga?

 "Fiz naked yoga em uma sala repleta de desconhecidos"

Marie Claire testou:

O estúdio Bold & Naked Yoga, em Nova York, oferece aulas de ioga com alunos (homens e mulheres) completamente nus. A prática virou moda na cidade. Nossa repórter participou de um desses encontros e conta como foi a experiência
  






Monika Werner e Joschi Schwarz, donos do estúdio de ioga no bairro do Chelsea. Eles são alemães e Joschi já foi instrutor de Tyra Banks e Emma Stone (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
MONIKA WERNER E JOSCHI SCHWARZ, DONOS DO ESTÚDIO DE IOGA NO BAIRRO DO CHELSEA. ELES SÃO ALEMÃES E JOSCHI JÁ FOI INSTRUTOR DE TYRA BANKS E EMMA STONE (FOTO: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
Em Nova York é possível encontrar de tudo. Morando há dois anos aqui percebi o quanto esta expressão não é um exagero. O último exemplo? A moda do momento agora é... Fazer ioga pelado. Trata-se de um passo além da hot ioga, versão na qual os movimentos são feitos dentro de uma sauna com temperatura de quase 40º. Mas praticar um exercício sem roupa, diante de estranhos, não é para qualquer um. A pedido de Marie Claire fiz o teste e conto como foi
O estúdio Bold & Naked Yoga fica no quinto andar de um prédio no bairro do Chelsea, em Manhattan. Confesso que fiquei muito tensa antes da aula. Se você procurar imagens no Google para a expressão naked yoga (ioga nua) talvez se assuste com o que vai aparecer. É fácil começar a imaginar que um desconhecido, sentado ali ao lado, poderá ver partes do seu corpo que talvez nem o seu namorado tenha enxergado direito ainda.
Ao chegar no lugar imediatamente você é obrigado a seguir as orientações para participar. Tirei os sapatos como pedia o sinal na porta. Os instrutores - Monika Werner e Joschi Schwarz - já estavam ali à espera dos alunos. Os dois são super simpáticos e bastante amistosos com os iniciantes. Cumprimentam todo mundo, perguntam se estamos nervosos. Esse diálogo é ótimo para espantar a sensação de "estou nu com um monte de gente que não conheço" que imediatamente surge na sua mente antes de começar o exercício.
COMO É FAZER A AULA
Todas as poses são feitas normalmente, como mostram os instrutores (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
TODAS AS POSES SÃO FEITAS NORMALMENTE, COMO MOSTRAM OS INSTRUTORES (FOTO: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
Não vou mentir: na hora que entrei na sala corri e coloquei meu tapete de ioga bem no fundo, em um canto. Seria demais para minha primeira experiência pegar um lugar na frente, onde todos teriam acesso ao meu derrière desnudo. E olha que coincidência, tinha um brasileiro na aula! Só que ele ficou exatamente no outro canto, longe de mim.
Todos tiram a roupa dentro da sala de ioga mesmo. Eu estava ali diante dos alunos e da professora, precisando ficar nua em 1 minuto. Fiz tudo sem pensar muito mais no assunto e corri para o meu tapete. O melhor: a aula é feita sob luz baixa. Isso ajuda muito os novatos neuróticos como eu e perder a vergonha e deixa o ambiente mais gostoso para a prática.
Fiquei no fundo da sala, mas com tantos movimentos, a turma mudou de lado e acabei na linha de frente (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
FIQUEI NO FUNDO DA SALA, MAS COM TANTOS MOVIMENTOS, A TURMA MUDOU DE LADO E ACABEI NA LINHA DE FRENTE (FOTO: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
E lá vai pose do gato, do cachorro, do peixe, todos os animais... Pose do triângulo, do guerreiro, da árvore... A aula segue o estilo Vinyasa, o mais popular tipo de ioga. E, acredite, depois que tudo começou, o nervosismo desapareceu. Não tem porque ficar olhando para detalhes do colega ao lado sendo que a concentração te leva a buscar seu próprio equilíbrio e bem estar. Esse desprendimento acontece naturalmente.
Ainda bem, até porque a professora deu um truque e no torce-destorce das poses acabou virando a turma toda para o lado contrário. E eu de última passei a estar na linha de frente.
PELADO, PELADO
A plaquinha orienta: tire os sapatos; ao lado, o armário para guardar as roupas. O estúdio de ioga é simples e fica ao lado de um restaurante (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
A PLAQUINHA ORIENTA: TIRE OS SAPATOS; AO LADO, O ARMÁRIO PARA GUARDAR AS ROUPAS. O ESTÚDIO DE IOGA É SIMPLES E FICA AO LADO DE UM RESTAURANTE (FOTO: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
Quer saber? Praticar ioga nua foi, sem dúvida, uma das experiências mais libertadoras da minha vida. Primeiro porque o fato de que não usar nada nos deixa muito mais soltos para fazer todas as posições. E, o mais importante: durante a aula você realmente se conecta com o seu próprio corpo e percebe o quanto roupas são apenas máscaras. Nas poucas vezes que olhei para meus colegas (pois fazer a aula em inglês é mais complicado) pude perceber a diversidade dos corpos femininos e masculinos que estavam ali. E esta é a beleza da estética, a diferença.

Como disse a professora Monika, em uma breve conversa comigo antes da aula, a naked yoga é uma forma de sentir confortável em sua própria pele e criar mais confiança em seu corpo. “Trata-se de saber, aceitar e amar a si mesmo”, ela comentou. Eu sei que o papo é um pouco conversa de hippie, mas não o desconsidere por isso. Se pensarmos que, atualmente, fica cada vez mais difícil passa incólume pelos padrões de beleza da moda ou das academias, há algo de libertador em exibir o próprio corpo do jeitinho que ele é. Claro que uma aula é pouco para mudar por completo, mas já foi uma conquista me sentir livre e, o melhor, sem julgar mentalmente nenhuma das pessoas que estavam ao meu redor.

quinta-feira, 27 de março de 2014

5 Dicas para fazer yoga no avião


A minha 1a mestre de yoga  ( há 19 anos atrás) Raquel Flint, já me ensinava a praticar alguns
Asanas no avião, no cinema, ou seja em qualquer lugar que você ficar na mesma posição por muito tempo.

Melhore sua viagem com exercicios baseados em yoga...

Ficar sentado imóvel por horas em um vôo pode deixar o corpo dormente em certas partes do corpo, especialmente nas costas, pescoço, joelhos e pés. Fazendo essas simples posturas de Yoga no seu assento de avião irá assegurar que você tenha uma jornada feliz e yoguificada. E você também não precisa sentir-se tímido. Seu pescoço, suas costas e joelhos com certeza irão lhes agradecer pelo seu cuidado.
Benefícios de Yoga durante o vôo:
Benefícios de praticar Yoga durante o vôo
  • Alivia a tensão muscular
  • Aumenta a circulação sanguínea
  • Relaxa a mente
  • Acalma o sistema nervoso
  • Diminui a ansiedade
  • Te deixa renovado para as atividades depois do pouso

Postura de Yoga no vôo # 1: Torção da coluna Sentada

  1. Sente-se ereto no seu assento com os pés no chão.
  2. Coloque a mão direita sobre o joelho esquerdo e sua mão esquerda sobre o assento, apenas atrás de seu quadril esquerdo.
  3. Inspire e gentilmente alongue ao longo de sua coluna e de seu peito (tanto quanto possível, sem prejudicar ou perturbar o seu amigo ao lado). Agora torça lentamente para a esquerda de modo que você esteja olhando sobre seu ombro esquerdo.
  4. Segure esta posição por alguns segundos, continue respirando profundamente e, em seguida, ao expirar, torça delicadamente um pouco mais, trazendo os músculos da barriga mais para a esquerda.
  5. Puxe sua mão direita contra o joelho esquerdo para aprofundar a torção. Tome de oito a dez respirações profundas.
  6. Repita este procedimento do outro lado.

Postura de Yoga no vôo # 2: Gato Sentado

  1. Sente-se na borda de seu assento. Mantenha uma distância confortável entre os joelhos, e os tornozelos na mesma linha dos seus joelhos.
  2. Coloque as mãos sobre as coxas e quando você inalar, incline a pelve e o abdome para frente permitindo que o seu peito forme um arco para cima e para frente.
  3. Ao expirar, curve sua pélvis para dentro e para trás, arqueando para fora sua coluna, abaixe  o queixo enquanto seu peito se move para dentro.
  4. Repita esta postura de yoga de quatro a seis vezes.

Postura de Yoga no vôo # 3: Ombros encolhidos com Cobertor

  1. Sente-se confortavelmente com as costas contra o banco e coloque um cobertor enrolado longitudinalmente ao longo de sua coluna vertebral, contra o encosto de seu assento. Inspire suavemente e então segure sua respiração. Levante os ombros, mantendo os braços em repouso.
  2. Ainda segurando a respiração, aperte os ombros, empurrando-os mais próximos para as orelhas e para trás (respeite seu limite).
  3. Ao expirar, contraia e junte suas escápulas e depois retorne a posição inicial.
  4. Repita esta pose da ioga três vezes

Postura de Yoga no vôo # 4: Postura do relaxamento das costas

  1. Sentado com seu assento na posição vertical, cruze o tornozelo direito sobre o seu joelho esquerdo, deixando o pé esquerdo no chão.
  2. Mantenha o pé direito flexionado para ajudar a proteger o joelho. Respire profundamente e leve a sua atenção para a região lombar.
  3. Se quiser aumentar o alongamento, dobre e traga o seu tronco para frente.
  4. Segure esta postura por oito ou dez respirações profundas.
  5. Repita essa postura com o pé esquerdo.

Postura de Yoga no vôo# 5: Postura do relaxamento de pescoço

  1. Sente-se ereto e encoste sua orelha esquerda em direção ao seu ombro esquerdo. Coloque seu braço esquerdo em torno do lado direito de sua cabeça, tocando sua bochecha direita. Respire profundamente.
  2. Solte o braço esquerdo e lentamente desça a cabeça a frente, trazendo o queixo para baixo e para o lado direito.
  3. Agora, incline a orelha direita em direção ao ombro direito. Envolva seu braço direito em torno do lado esquerdo da cabeça, tocando sua bochecha esquerda. Respire profundamente no peito e no lado esquerdo de seu pescoço.
  4. Repita esta postura de yoga de seis a oito respirações profundas em cada lado.
É importante que você pratique essas posturas de yoga no avião com cuidado. Se você tiver qualquer problema especial de saúde, consulte o seu médico antes de fazer estas posturas de yoga. E não se esqueça de beber muita água a bordo para se manter hidratado. Desejo-lhe uma viagem feliz e saudável!

terça-feira, 25 de março de 2014

As Cores



Eu amo cores e 
acredito nelas; sei do poder que as cores tem e sei que elas fazem o nosso humor mudar;  melhorar ou piorar; as cores atuam diretamente no nosso sistema nervoso central, acalmando, energizando, revitalizando.
Então, se você souber como e onde usá-las, isso só vai fazer sua vida ainda melhor.







Cores...cores... é impossível imaginar o mundo sem cor, a nossa vida sem cor. As cores estão presentes em todos planos da emanação; do material; como vestimentas, objetos, carros, móveis,  ao sutil, como nossa aura, nossa energia e os nossos chakras, passando pelas lindas cores que temos diretamente da natureza; como o céu, o Sol, as matas, as frutas, os animais e por ai vai....todo um mundo lindamente colorido.

Mas o que nos interessa aqui é o sutil, as cores afinal podem nos ajudar muito, 
com os cristais coloridos colocados nos lugares certos, ou os ambientes com as cores de acordo com o uso que fazemos deles....saiba então um pouquinho da sua história:

Em 1877 foi realizado o primeiro estudo sobre os efeitos das cores nas nossas emoções. O vermelho, age como estimulador, e o azul, possui a ação de acalmar. Em 1878 o Dr. E.D. Babit publicou seu trabalho descrevendo o efeito terapêutico das sete cores do arco-íris, e foi o cientista indiano D.P. Ghadiali que realizou uma ampla pesquisa sobre as influências das cores no nosso organismo. 
Nos EUA, ele desenvolveu as lâmpadas coloridas para uso terapêutico.  
Ghadiali conseguiu comprovar o que ensinavam os povos egípcios, indianos e chineses em suas culturas e tratamentos com terapia alternativa. 
Hoje a cromoterapia está presente em clínicas médicas, hospitais, centros de reabilitação, centros tratamentos kardecistas e nos consultórios dos terapeutas holísticos.
E não para por aí, a cor é usada na comunicação visual, o tempo todo, como já citamos acima; nos seguimentos decorativos e nas nossas vestimentas.

Enfim tudo no mundo é C O L O R I D O.




Sabemos que as cores surgem pela incidência de luz. 
Esta luz é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico Isaac Newton. 
A Luz é príncipio básico da emanção da vida humana, orgânica.
E Deus Disse: haja luz e houve luz! Gn.1 
Para a ciência o mundo surgiu de uma explosão, de uma intensa luz, o Big Bang. Sabemos que a Luz é indispensável à vida humana, ao desenvolvimentos dos vegetais, ao processo da fotossíntese.
Sem luz, não pode haver vida. 

A cromoterapia baseia-se no uso das propriedades terapêuticas de cada cor, com intuíto de provomer o equilíbrio dos nossos corpos de energia. 
A cor age diretamente nos nossos chakras, pontos de equilíbrio e indiretamente entra no nosso organismo através  das moléculas dos vegetais e frutas que comemos.




A cromoterapia é considerada um tratamento terapêutico complementar. 
Mas cada vez mais esta sendo usada em todos os setores.

Esta tabela existente, na India, é a planta do centro de meditação Matri mandir; em Auroville. 

Cada cor com um sentimento correspondente, veja que interessante:



Vermelho = Coragem
Coral = Progresso
Amarelo Gema = Aspiração
Amarelo=Perseverança
Verde claro= Gratidão
Verde= Humildade
Azul claro= Sinceridade
Azul= Paz
Azul índigo =Igualdade
Roxo = Generosidade
Violeta = Bondade

Agora vamos aprender um pouco mais lendo sobre a 
PROPRIEDADES DAS CORES, abaixo:

VERMELHO: Vitalizador, estimulante do sistema circulatório e dos componentes do sangue. Seu excesso pode causar irritação e aumentar o nervocismo. 
Moola dhara: Chakra Básico. Áries e Escorpião.
O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. 
É altamente revigorante, energético e excitante.
O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.
O vermelho é contra-indicado para temperamentos sanguíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.



LARANJA: Descongestionante, aumenta o ânimo, a energia do libido, controla as enzimas, age nos rins  e vesícula, aparelho de reprodução. 
Swadisthana: Chakra Explênico. Leão.
O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.
Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias. 
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.


AMARELO:Estimulante do pâncreas e dos nervos periféricos, aparelho digestório, age sobre a pele e aumenta o ânimo para estudos e trabalhos intelectuais. 
Manipura : Chakra Plexo Solar. Gêmeos e Leão.
O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.
Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
O amarelo é contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.

VERDE: Efeito equilibrante, calmante, refrescante. No Egito é considerada a cor da cura pois aumenta nossa carga imunológica e a respostas inflamatórias.Trata com sistema cardíaco, circulatórios. 
Anahata: Chakra Cardíaco. Câncer e Virgem.
O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sanguínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.
Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.
O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.

AZUL CELESTE:  Possui ampla ação terapêutica, acalma, age no sistema nervoso, favorece a boa recuperação nas doenças viróticas e bacterianas, promove a redução da temperatura corporal. 
Vishudi: Chakra Laríngeo. Libra e Touro.
O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.
Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireoide, insônia, queimaduras e nervosismo.
O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

AZUL ÍNDIGO: Ação de acalmar e sedar, energiza o sistema auditivo, ocular e  o sistema nervoso. 
Agnya: Chakra Frontal. Sagitário e Libra.
O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.
O índigo não apresenta contra-indicações.

VIOLETA: Ampla ação terapêutica , de alinhamento e equilíbrio da distribuição da energia vital para todos os chakras. Promove o fortalecimento dos sistema nervoso central e periféricos. 
Sahashara: Chakra Coronário. Peixes e Aquário.
A cor violeta é  pois é a cor de limpeza do organismo, porque ela transforma a energia. Essa cor também é muito usada nos casos de vícios, ou seja, ela possui propriedades que auxiliam no tratamento de dependências químicas, físicas e psicológicas
A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante .É a cor da transmutação de energias.
Do ponto de vista psicológico , o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.
O violeta não apresenta contra-indicações




Você já reparou qe as cores dos chakras correspondem as cores do arco-iris !!



Temos ainda...
PRETO: Ação de pausa, reflexão. Ausência de Luz. Capricórnio.

BRANCO: Ação de pureza, paz. União das cores.


 É a união de todas as cores, combinação perfeita das frequências coloridas.
Indicado para energizar todo o corpo. 
Não apresenta contra-indicações.
Do ponto de vista psicológico, as cores também tem grande influência na nossa vida e mudança de estado. 
Quando uma pessoa  está mais deprimida, com algum problema pessoal, o terapeuta deve observar as reações do corpo dessa pessoa na medida em que aplica uma ou outra cor.

Bom agora que você já sabe tudo isso sobre as cores ,

 vai lá e faz a sua vida cada vez melhor _/\_

Teste dos Asanas

Recebi de uma amiga e gostei !




Escolha o seu asana preferido dentre os da imagem, leia o texto correspondente abaixo e descubra um pouco mais sobre a sua maneira de ser. Não pense muito, apenas escolha aquele com o qual por algum motivo você se identifica mais.  E veja o resultado abaixo:
Namastê!!!









1 - ADHO MUKHA VRIKSHASANA (postura da árvore olhando pra baixo)
Persistência e Equanimidade
Certamente você é alguém que não desanima diante das dificuldades. Tem consciência de que tanto as coisas boas quanto as ruins fazem parte da vida, e que não é fácil fazer grandes conquistas. Por isso, você é dono de de uma tremenda força interior e vontade de vencer. Desistir é uma palavra que simplesmente não consta no seu dicionário.

2 - SIMHASANA (postura do leão)
Expansividade e Veracidade
Alegre, comunicativo e sincero, você sabe dizer claramente o que quer e o que pensa, e por isso faz amigos com facilidade. É uma pessoa muito querida por todos. É conhecido também por ser muito confiável, pois a busca pela verdade sempre será seu maior objetivo, e isso se expressa em tudo o que você faz.

3 - VIRABHADRASANA II (postura do guerreiro II)
Coragem e Aterramento
Você é muito determinado. Não tem medo das batalhas da vida, sejam elas quais forem. Encara todas de frente, com braços fortes e peito aberto. Sabe que o segredo da vitória é a expansão da consciência, sempre buscando enxergar além do que se vê. Seu lema é: "expandir o olhar mantendo os pés firmes no chão."

4 - ARDHA CHANDRASANA (postura da meia lua)
Equilíbrio e Concentração
Foco é a sua palavra de ordem. Dono de uma capacidade de equilíbrio surpreendente, a sua facilidade para resolver situações difíceis sem perder o centro sempre surpreende a todos. Parece que nada pode abalar a sua paz, mas você sabe bem que não é nada fácil agir assim. Mas, ao mesmo tempo que sabe que não é fácil, sabe também que com esforço e dedicação tudo é possível.

5 - UTTANASSANA (postura da intensa flexão à frente)
Humildade e Compaixão
Para você, servir é a coisa mais importante dessa vida. Mas não servir de forma submissa, e sim com muita energia de entrega. Você sabe que cada um tem um papel nesse mundo, e prefere unir forças do que competir, pois acredita que juntos são mais fortes. Você se considera feliz, mas não consegue ficar impassível diante do sofrimento do outro. Felizmente, isso não é um defeito, e sim a sua maior ferramenta para mudar o mundo.

6 - SUKHASANA (postura fácil)
Paciência e Retidão
Disciplinado, você ouve mais do que fala. Quando entra em um caminho, segue-o fielmente, e, mesmo que aconteçam pequenos desvios, você sempre se mantém fiel a uma verdade maior do que você. Se destaca por ser uma daquelas pessoas que tudo o que faz, faz bem feito, graças ao seu comprometimento com o lema: "não importa o que seja, farei sempre o meu melhor, da melhor maneira possível."