Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Benefícios do yoga para gestantes

YOGA PARA GESTANTES

Na minha opinião, antes de tudo você deve consultar o seu obstetra; 
antes até mesmo de começar e procurar cursos voltados ao pré-natal, com exercícios específicos e apropriados para gestantes. 

A gestação é um momento mágico e de muitas transformações, físicas, mentais e emocionais na vida da mulher. 
Desta forma o Yoga é utilizado para atender as necessidades desta fase para que ela seja vivida de forma consciente e plena. 
As aulas de yoga são aconselhaveis mas devem ser suaves enfocando a consciência em cada movimento, técnicas de respiração, visualização e meditação também são utilizadas para possibilitar maior conexão com o bebê e com os desafios e anseios da maternidade. 
A mulher vai ganhando consciência e entendimento sobre sua gravidez e seu bebê; a mulher experienciará uma gravidez mais tranqüila, e ainda se beneficiará das posturas físicas e técnicas de respiração que lhe auxiliarão durante o parto.
baseado no texto de Fernanda Cunha
A gravidez é apontada pelos especialistas como um momento propício para se iniciar no yoga, porque nesse período é comum a mulher sentir uma curiosidade maior em relação aos seus processos internos. "A grávida passa por intensas transformações físicas e psicológicas, e os exercícios do yoga contribuem para ela ter maior percepção dessas mudanças porque centram atenção no corpo e na mente", afirma a instrutora Renata Albuquerque.

Segundo especialistas, as posturas do yoga alongam e tonificam os músculos, fazendo com que a futura mãe não fique com os movimentos restritos no final da gravidez. Além disso, os exercícios relaxam as articulações, ativam a circulação, aumentando a oxigenação do organismo, e ampliam a flexibilidade corporal, o que é essencial para a gestante se adaptar com mais facilidade às mudanças físicas e conseguir manter-se equilibrada diante das alterações hormonais que podem afetar o humor e o bem-estar. 

O ginecologista e obstetra Eduardo Zlotnik aponta o alongamento corporal propiciado pelo yoga como um dos benefícios mais importantes para a gestante. "Com o aumento da barriga, o ponto de equilíbrio da grávida se desloca para a frente, forçando alguns músculos que ela não costuma usar. E as costelas também sofrem um deslocamento, o que causa dor lombar e nas costas. Os exercícios tiram a dor em 80% dos casos", afirma o médico. 

Outro benefício é a redução do inchaço. "Os exercícios de respiração fazem com que o coração trabalhe mais rápido, aumentando a circulação, impulsionando o funcionamento dos rins, o que minimiza a retenção de líquidos", diz. As gestantes, lembra ainda o médico, ficam mais emotivas e propensas ao estresse por conta de suas alterações hormonais. "O yoga, como todo exercício, eleva a produção de endorfinas, substâncias que dão sensação de bem-estar. E, como envolve toda uma filosofia, potencializa esse efeito", diz Zlotnik. 

Para você alcançar os benefícios prometidos pelo yoga, a regularidade da prática é recomendação básica, assim como seguir os limites do seu corpo na realização das posturas, porque a elasticidade é uma conquista progressiva. O ideal é que a gestante faça pelo menos duas aulas por semana e dedique de 10 a 15 minutos diários para a prática, que pode ser feita à noite, antes de dormir. "A meditação antes do sono faz dormir mais relaxada e acordar com mais disposição", diz Renata. Mas a professora conta que é comum ouvir queixas das alunas de que não conseguem meditar e ficam nervosas só de tentar não pensar em nada. "Realmente é difícil, principalmente para a gestante, que sempre está com a cabeça no parto", constata. 
Como a mente pensa em várias coisas ao mesmo tempo, concentrar-se em apenas uma, de preferência algo tranquilo, costuma ajudar a relaxar. É possível treinar a concentração fixando atenção na respiração, por exemplo. Ou concentrar-se em um mantra — no caso do yoga, é a repetição de "om", considerado pelos yogues como o som da criação. 


Preparando-se para o parto
Como o yoga ensina a grávida a escutar o próprio corpo, ela pode ser uma poderosa aliada na preparação para o parto. 

Nas sessões, a gestante mentaliza o momento do nascimento e treina posturas e respirações que a ajudam a suportar melhor as contrações e a facilitar a expulsão. Toda essa preparação reduz o medo, um dos principais entraves ao trabalho de parto. 

As mulheres que praticam yoga têm mais chances de ter um parto normal, segundo o ginecologista Zlotnik. "A grávida que tem tranquilidade e paciência para praticar yoga não desiste do parto normal na primeira contração", diz. Isso porque ela passa a conhecer melhor toda a musculatura da pelve, o que a auxilia no trabalho de parto, e desenvolve um controle emocional e espiritual, que a ajuda a suportar as dores. 


Voltando à forma

No pós-parto, período no qual cresce a propensão das mulheres a apresentar problemas como depressão, por exemplo, a prática regular do yoga, que pode ser iniciada cerca de 40 dias após o nascimento, auxilia a mãe a manter o equilíbrio emocional. "Não existem estudos científicos que comprovem tal benefício, mas podemos observar que as mulheres que praticam yoga têm chance menor de desenvolver depressão", diz Zlotnik. Como exercita os órgãos internos e a musculatura, o yoga também ajuda a reencontrar as formas.
 Fonte revista Crescer
https://www.youtube.com/watch?v=n1hsO5RgknM

Nenhum comentário:

Postar um comentário