Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como meditar?

Eu quando quero meditar, me sento, normalmente em Ardha padmásana
alinho minha coluna, e relaxo o restante do meu corpo e me desligo do mundo exterior; quando posso me  recolho, para um lugar mais sossegado, mas quando não posso, desligo minha mente onde estiver e aí, normalmente, levo toda a minha atenção para a minha respiração, primeiramente me imponho um número, 4 ou 5 normalmente e começo a inspirar neste número e expirar no dobro do tempo. Depois começo a fazer as pausas entre elas e vou desligando minha mente e aumentando o meu tempo...
Posso também visualizar na minha tela mental (a minha tela mental está sempre no mesmo lugar, meu lugar especial de descanso) já construido previamente e guardado na minha mente; uma paisagem, um lugar que me agrada e vou para lá.
Fico, 5, 10 normalmente não mais do que 20 minutos e saio renovada, pronta para enfrentar meu dia.

Abaixo segue vídeo passo a passo:

Como é a meditação no Yoga?



Raja yoga: doce felicidade no coração

Tive a sorte de entrar em contato com a Brahma Kumaris na mesma semana em que a indiana residente em Nova Yorque, Sister Mohini Panjabi, coordenadora da organização nas Américas, estaria no Brasil.
A técnica entende que não podemos começar a meditação silenciando a mente, que está em plena agitação - isso seria o mesmo que frear um carro em alta velocidade. O primeiro passo é desapegar-se de tudo o que está em volta: barulhos, objetos, situações.
Depois, é necessário escolher um pensamento positivo em que desejamos focar. Dessa forma, o fluxo da mente não é interrompido, apenas direcionado. Em seguida, o meditador experimenta o pensamento escolhido e vivencia aquele sentimento.
Com o tempo, a ideia é que sejamos preenchidos por uma quietude interior. Em vez de esvaziarmos a mente, a tornamos plena.
Na minha primeira experiência, levei um susto! Percebi que tudo ficou em silêncio em mim. Não imaginava que aquela prática breve me traria algum benefício, mas senti uma felicidade que durou o dia todo.
Kundalini ioga: energia vital que equilibra

Antes da prática de meditação, os alunos realizam exercícios de aquecimento, posturas corporais estáticas e dinâmicas, chamadas de kriyas, e têm alguns minutos de relaxamento profundo. Assim, a meditação ganha força e é fácil sentir cada parte do organismo pulsar.
Para diminuir o fluxo de pensamentos e voltar a atenção para nosso estado interior, a proposta é entoar diversos mantras ou fazer exercícios de respiração, os pranayamas, além de certas posições específicas de mãos, os mudras.
De acordo com o professor Ajit Singh Khalsa, do Instituto 3HO, de São Paulo, em qualquer dos dois tipos de meditação, é indispensável manter a coluna ereta para que a kundalini percorra o seu caminho e seja distribuída por todos os nossos sete chacras.
Kundalini é uma energia vital, normalmente ilustrada em forma de serpente, que se desenrola, em espiral, da base da coluna até o topo da cabeça
Os órgãos e glândulas são diretamente beneficiados com esse movimento energético e eliminam toxinas com muito mais facilidade. Também ganhamos um novo estado de consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário