Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mudras.

Mudra geralmente é traduzido como gesto ou símbolo. 
Também é traduzido como aquilo que mantém o poder. 

No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. 

Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético contendo o Prana, em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de cons­ciência.

 Em geral são usados em combinação com PranayamaMantra e concentração. 

As mãos são um mapa de energia de sua consciência e saúde. 
Os yogues mapearam as áreas das mãos e seus reflexos associados. 
Cada área da mão refere-se a certa área do corpo e do cérebro. 
Cada Mudra listado abaixo é uma técnica para enviar mensagens claras para o sistema de energia mente/corpo. Este são os Mudras mais utilizados nas práticas de Kundalini Yoga ensinadas por Yogi Bhajan.



Texto abaixo retirado do site Yoga pro.br


Segundo Satyananda 'mudras são um combinação de movimentos físicos sutis que alteram a disposição, atitude e percepção, e que aprofundam a atenção e concentração'[1]. Mas, mais importante do que isso, são técnicas apontadas pelos Shastras como importantes para o despertar da Kundalini. Ouçamos a voz da Hatha Yoga Pradipika:
'Assim, deve-se praticar com empenho os diversos mudras a fim de despertar a poderosa deusa kundaliní que dorme fechando a porta de acesso ao Absoluto (sushumná nadi).
As dez mudrās são mahamudrā, mahabandha, mahavedha, khechari, uddiyana bandha[2], mula bandha, jalándhara bandha, viparita karani, vajroli mudrā e shakti chalana. Eles destroem a velhice.' (III, 5-7).
A Gheranda Samhita é mais exaustiva na enumeração dos mudras: 'Existem vinte e cinco mudras, cuja prática dá sucesso aos yogis. Eles são: Mahamudrā, nabhomudra, uddiyana, jalándhara, mulabandha, mahabandha, mahavedha, khechari, viparitakarani, yoni, vajroli, shaktichalana, tadagi, manduki, shambhavi, pañchadhárana, ashvini, pashini, kaki, matangi, e bhujangini.' (III, 1-3).
E finalmente a Shiva Samhita, que enumera as mesmos dez mudras da Hatha Yoga Pradipika:
'Agora vou dizer-te o melhor meio de se conseguir sucesso no Yoga. 
Os praticantes devem mantê-lo secreto. 
É o Yoga mais inacessível. 
Quando a deusa adormecida kundaliní é acordada pela graça do Guru, então todos os lótus e granthis (nós) são logo atravessados sucessivas vezes.
 Assim, para que a deusa que dorme na boca de brahmarandhra (a entrada de sushumná nadi), seja acordada, as mudrās devem ser praticados com
grande cuidado.

De muitas mudrās, os dez seguintes são os melhores: mahamudrā, mahabandha, mahaveddha, khechari, jalándhara, mulabandha, viparitakarana, uddiyana, vajroli e shaktichalana.' (IV, 12-15).

As mudrās são praticados, geralmente, depois dos ásanas: depois dos ásanas e dos bandhas, a prática do Hatha Yoga continua com as distintas variações de kumbhakas, as mudrās e a concentração no som interior (nada). Hatha Yoga Pradipika (I, 56).
Toda a sorte de vantagens e benefícios é atribuída à prática das mudrās por estes shastras. Vale a pena referir esta indicação da Hatha Yoga Pradipika:

Miguel ensina Yoga no Porto, em Portugal. Seu email é miguelhomem@gmail.com


Pranam Mudra (Mudra de Oração)ou Anjali mudra , como é conhecido em yoga, apertando as mãos juntas em oração forma um "circuito fechado "

mudra007b
A energia flui através deste circuito de palma da mão direita (positivo) a palma da mão esquerda ( negativo ) reforçar o fluxo da energia elétrica no interior do corpo .
Para este Mudra, as palmas das mãos estão juntas. O lado posi­tivo do corpo (direito ou masculino) e o negativo (esquerdo ou feminino) são neutralizados. É sempre usado para centrar-se em si mesmo
Estudos de bio-imagem demonstram que a mão com a palma e os dedos emitem uma energia bio- magnética que tem efeitos mensuráveis ​​sobre o mundo físico . 

Gyan Mudra:

mudra002a

Coloque a ponta do polegar junto com a ponta do dedo indi­cador. Estimula seu conhecimento e sua habilidade. A energia do dedo indicador é freqüentemente simbolizada por Júpiter, o planeta que representa expansão. Este é o Mudra mais utili­zado. Ele dá a você receptividade e calma na prática de Prana­yamasMeditação  ou Asanas. A forma "ativa" do Mudra é freqüentemente usada. Neste caso, você coloca o dedo indicador sob o polegar, de maneira que a unha fique na segunda articulação do polegar.
Apana Mudra
Apana Mudra, 
é um mudra tradicional indiano, que melhora a saúde digestiva e eliminação (alivia a constipação e hemorróidas), e ajuda a regular o ciclo menstrual (aliviando cólicas, secura e coagulação).

Ganesha Mudra ou 

mudra008atb conhecido como Trava de Urso, coloque a palma esquerda "olhando" para fora do peito, com o polegar para baixo. Coloque, agora, a palma direita "olhando" para o peito. Deixe os dedos juntos. Encurve os dedos de ambas as mãos, de forma que elas formem um punho. Enganche os dedos. Este Mudra é usado para estimular o coração e intensificar a concentração.

mudra009aMãos no Colo:

É formado pelo descanso da palma esquerda, voltada para cima sobre o colo, com a palma direita, também voltada para cima, sobre ela. Coloque os polegares juntos. A posição das mãos se inverte para as mulheres.

mudra010aKali Mudra:

Gesto de Kali – É uma técnica para produzir a hibernação dos processos corporais. Um estado de suspensão de atividades corporais. Este estado de suspensão de atividade assemelha-se á morte. Ainda assim o yogui está bem vivo, apesar de “ausen­te” internamente (ausência interna). mudra011bUtilizado para dirigir a energia.


Publicado por Satyananda Swarupini (Flávia Bianchini), professora de Kundalini Yoga



Um comentário: