Apaixonados por yoga

Apaixonados por yoga

terça-feira, 28 de junho de 2016

Sukha & Dukkha

 O que é isso?

Sukha traduzido do sanscrito e do Pali, quer dizer alegria, prazer, felicidade.
Mas é um estado de felicidade plena, duradouroe não apenas transitório, por isso a mente tem que estar em  estado de absorção, entrega, paz e relaxamento.

Dukkha traduzido do pali, quer dizer "sofrimento" e é um dos princípios fundamentais do budismo.
É chamado de "a primeira nobre verdade" e diz que o sofrimento é uma característica básica do universo, sendo causado pela transitoriedade e substancialidade de todos os fenômeno.

Então costuma-se dizer que os dois são opostos, mas apesar de não ser fácil os yogis acham que esse período de Dukkha, ou melhor de sofrimento, pode ser muito bem vindo, pois nos prepara para sermos melhores.
Mas na verdade quando estamos sofrendo por algum fator, saúde, problemas financeiros, família ou qualquer coisa que seja, sabemos que não é fácil... então abaixo seguem 5 dicas de como devemos fazer para sair, ou melhor, saber passar por isso e tirar proveito desse momento.

1)Reconhecer a dor, saber que está sofrendo e descobrir o motivo disso. Então devemos chorar, colocar para fora, para não deixar isso crescer e te martelar por dentro.
2)Lembrar que isso não é um privilégio seu, que você não está sozinho, lembrar que existem muitas pessoas nesse mundo com problemas iguais, ou muito maiores que os seus.
3)Tudo passa, sim, devemos lembrar que tudo nessa vida é efêmero, e que o tempo é um santo remédio, então você pode estar assim agora, mas pense positivo para o amanhã ser melhor.
4)Aprender com isso, fazer com que seu sofrimento te traga algum ensinamento, aproveitar para refletir, meditar, orar.
5)Cultivar o bem, ou seja, cultivar o que te faz bem, como digo sempre; fazer coisas que você gosta, fazer o que te dá prazer, (prazer no bom sentido, de forma saudável), estar com pessoas que você ama, praticar atividades que te agradam, e também e sempre praticar; amor, caridade, gratidão, compaixão...


Fotos retiradas da internet
Se você quiser saber mais, achei esse link e gostei:
https://theravadaforall.wordpress.com/2011/08/06/se-dukkha-nao-e-sofrimento-sukha-nao-e-felicidade-if-dukkha-is-not-suffering-isn%C2%B4t-sukha-happiness/

Nenhum comentário:

Postar um comentário